segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

19 ANOS DA PARTIDA DE CARVALHO NETO

Segunda: 03 de Fevereiro de 2014
POSTADO POR: PASTOR  ALDEMIR MARTINS

19 ANOS DA PARTIDA DE CARVALHO NETO


Bacharel em Direito pela Faculdade de Alagoas, Carvalho Neto foi promotor público em Acari (Seridó) e Portalegre (Alto-Oeste). Descendia de tradicional família de políticos com atuação na vida publica do Rio Grande do Norte. Ambos tios seus, Joaquim Inácio de Carvalho Filho foi prefeito de Natal e senador da República, e Antônio Martins Fernandes de Carvalho, ex-deputado federal pela UDN.

Joaquim Inácio de Carvalho Neto foi um dos políticos mais desaforados da história contemporânea do Rio Grande do Norte. Seu estilo atrevido atraía multidões aos palanques e ás praças publicas, na capital e no interior. Dentre os oradores era um dos mais aplaudidos, numa época em que se fazia política na base do insulto aos adversários. Carvalho não poupava nem mesmo os correligionários. Os desafetos temiam o poder de suas palavras. Nos seus discursos disparava a "metralhadora giratória" contra quem se intrometesse em seu caminho.
Bem apessoado, irrequieto, orador de recursos razoáveis e de boa dicção, escandindo bem as sílabas, sabia prender as atenções do público e explorar o momento certo para atingir os adversários no fígado. Passou quatro anos na Assembléia Legislativa, porém marcou, com sua presença destemida, os anais daquela casa.

Foi eleito em 1958, pela União Democrática Nacional(UDN), Cumprindo o mandato parlamentar nos quatro anos subsequentes. Carvalho sonhou mais alto e candidatou-se a deputado federal em 1962, ainda pela UDN, quando tinha uma reeleição garantida para a renovação de seu mandato, mas preferiu arriscar mais alto. Com a extinção dos partidos, filiou-se ao MDB.

Fez a campanha para deputado federal praticamente sozinho em companhia de amigos. Improvisou um serviço de som em cima de uma Kombi e percorreu todo o Rio Grande do Norte, acreditando no poder da sua palavra destemida. Ficou na primeira suplência e logo após assumiu.

Carvalho Neto voltava a suas origens para cuidar dos negócios agropecuários no Oeste, principalmente na sua cidade Antônio Martins, TÃO AMADA, pelo próprio! Carvalho não resistiu aos apelos dos familiares e amigos e por três vezes foi prefeito do município, nos períodos de 1964-1969,1973-1977,1983-1989.

Faleceu em 1995 nos deixando muita saudade, contudo deixa também seu exemplo de perseverança,ousadia e coragem.

Esses são apenas alguns trechos,tirado do livro "resgate da memória política" por João Batista Machado


Por ROBSON CARVALHO.

Nota do Blog: Carvalho Neto, é sem dúvidas a maior expressão política que Antônio Martins, já teve, seu trabalho e seu legado devem ser copiados, seu amor a terra onde ele nasceu deve servir de exemplo para as novas gerações. Carvalho Neto foi um homem que viveu além do seu tempo, pois sempre enxergou um futuro de glória e realizações. A família Carvalho hoje representada Politicamente pelo seu filho José Antonio de Carvalho, receba as homenagens dos Seguidores de Carvalho Neto.


Nenhum comentário: