quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

EMBAIXADOR DO JAPÃO VISITA O RIO GRANDE DO NORTE


Quinta: 06 de Fevereiro de 2014
POSTADO POR: OPOTYGUAR MARTINS

Embaixador do Japão manifesta interesse em conhecer potencialidades econômicas do RN
Na visita que fez ao embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, na tarde desta quarta-feira (5), a Governadora Rosalba Ciarlini apresentou ao diplomata as principais potencialidades econômicas do Estado. A audiência faz parte da série de visitas que a Chefe do Executivo Estadual está fazendo, nesta quarta e quinta-feira, às embaixadas dos oito países cujas seleções se farão presentes em Natal no mês de junho para disputar a Copa do Mundo na Arena das Dunas.

“Petróleo, sal, fruticultura irrigada, minério e energia eólica são atividades que podem atrair muitos investidores do seu país”, listou a Governadora, ao externar ao embaixador os votos de boas vindas à sua equipe e a sua seleção de futebol, que joga em Natal contra a seleção da Grécia no dia 19 de junho. “No passado, já tivemos colônias de descendentes de japoneses que se instalaram em Pium e em Mossoró e são referência na agricultura e fruticultura”.


“Sempre tive vontade de visitar o Rio Grande do Norte, pois vejo o Estado no mapa do Brasil ao sair ou entrar no país pela rota aérea pela Europa”, declarou Akira, que já exerceu a mesma função em Portugal entre 2008 e 2010. “Vamos acionar o nosso consulado em Recife para organizar uma visita ao Estado nos próximos meses e talvez a nossa seleção passe mais dias do que o previsto em Natal, já que vai jogar em Pernambuco cinco dias antes de jogar no Rio Grande do Norte”.

Governadora é recebida por embaixadoras do México e dos Estados Unidos
ASSECOM/RN06 fev 2014 15:58
Cerca de 30 mil torcedores mexicanos devem vir ao Brasil para a Copa
A Governadora Rosalba Ciarlini foi recebida em audiência nas embaixadas do México e dos Estados Unidos, em Brasília, na manhã desta quinta-feira (6). As visitas fazem parte de uma agenda de estreitamento no relacionamento entre o Rio Grande do Norte e os oito países cujas seleções disputarão os quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo em Natal, no mês de junho.

Na embaixada do México, a embaixadora Beatriz Paredes ofereceu um café da manhã à Governadora e informou que já existe uma estimativa de cerca de 30 mil torcedores que virão ao Brasil em junho acompanhar a seleção mexicana, que faz o primeiro dos três jogos do Mundial na Arena das Dunas no dia 13 de junho, contra a seleção de Camarões.

“Somos muito supersticiosos, assim como os brasileiros, e para nós é importantíssima a energia da torcida e, claro, a vitória logo no primeiro jogo”, brincou a embaixadora. “Temos uma estimativa de que cerca de trinta mil torcedores mexicanos virão ao Brasil e com certeza eles farão uma bonita festa em Natal”.

Beatriz Paredes lembrou que a cidade de Ensenada, no Estado de Baja Califórnia, na fronteira com os Estados Unidos, possui uma grande semelhança física com Natal. “Depois da Copa, vamos trabalhar para transformá-las em cidades-irmãs”, prometeu.

Rosalba Ciarlini aproveitou a sugestão da embaixadora para lembrar do intercâmbio cultural que pode ser feito entre México e Natal durante o mês de junho, principalmente entre a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e os músicos daquele país. “Nossa cultura musical com certeza permitirá a realização de grandes shows e os dois povos ganharão com a troca”, lembrou a Governadora.

No começo de junho será aberta em São Paulo a maior exposição sobre a civilização Maia já realizada fora do México. Serão cerca de 4 mil peças que ficarão em cartaz durante três meses na Oca do Parque do Ibirapuera.

Na embaixada dos Estados Unidos, a Governadora Rosalba Ciarlini ouviu da embaixadora Liliana Ayalde o interesse em visitar Natal no mês de abril para conhecer e colaborar no que for possível para o funcionamento do Museu da Rampa e do Aviador que o Governo do Estado está erguendo na Ribeira. “O fato de Natal e Parnamirim terem abrigado a maior base aérea fora dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra será apenas um ponto de partida para o intercâmbio cultural entre os dois povos”, lembrou a Governadora.

A embaixadora Americana, que já está no Brasil há alguns anos, elogiou a beleza da cidade e a hospitalidade do povo natalense, colocou à disposição do Governo do Estado a estrutura da embaixada em Brasília e do consulado em Recife e encerrou o encontro com um alerta: “Os brasileiros vão se surpreender com a qualidade do futebol que a nossa seleção vai exibir”.

A seleção dos Estados Unidos joga em Natal no dia 16 de junho contra a seleção de Gana.




Nenhum comentário: