terça-feira, 11 de março de 2014

História da Igreja do Evangelho Quadrangular no Mundo (IEQ).

História da Igreja do Evangelho Quadrangular no Mundo (IEQ).
Fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular
Aimee Semple Macpherson
Aimee Semple Macpherson
Nasceu em Ingersoll, Ontário, Canadá, em 9 de outubro de 1890. Converteu-se aos dezessete anos e foi casada com o evangelista Robert Semple, com o qual seguiu como missionária para a China.

Seu marido foi acometido de malária e pouco tempo depois Aimee foi obrigada a voltar aos Estados Unidos, viúva e com a filha recém-nascida em seus braços.

Em 1917, iniciou sua maratona pelos Estados Unidos com várias campanhas em diversas cidades do país. Em 1922, durante um culto na cidade de Oakland, ela recebe a visão do evangelho quadrangular, termo que daria nome à igreja por ela fundada em janeiro de 1923, com a inauguração do Angelus Temple, em Los Angeles, Califónia.

Aimee faleceu em setembro de 1944. Seu filho Rolf McPherson assumiu a presidência da igreja, que hoje é exercida pelo Reverendo Paul Risser.


Sede Mundial: Angelus Temple

Durante seu ministério Aimee não apenas fundou a Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular e o Angelus Temple, ela também foi responsável:
1- Pela criação do Life Bible College e da Torre de Oração, na qual diversas pessoas se revezam em turnos de duas horas para que houvesse um clamor há Deus 24 horas por dia.
2- Pela inauguração da terceira estação de rádio de Los Angeles, a KFSG (Call FourSquare Gospel).
3- Pela fundação da Cruzada Internacional do Evangelho Quadrangular.
4- Pela organização do departamento de Assistência Social do Ângelus Temple, o qual alimentou e vestiu cerca de meio milhão de pessoas durante a depressão e a Segunda Grande Guerra.
5- Pela publicação de diversas revistas e periódicos, além da elaboração de diversos livros, peças, óperas sacras, músicas (incluindo o Hino Oficial da Igreja do Evangelho Quadrangular) e sermões.

Como se difundiu a Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil


Pr Harold Williams

Fundada em São João da Boa Vista – SP a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel, Pastor Harold Edwin Williams auxiliado pelo Pastor Jesus Hermínio Vasquez Ramos, o primeiro natural de Los Angeles – EUA e o segundo natural do Peru. A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês indo depois para São João da Boa Vista onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo. Em 1952 vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelisticas a convite de um pastor da igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro de Água Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, 713.

A tenda passou então a viajar pelo estado de São Paulo como a tenda número um, nos salões da Rua Brigadeiro Galvão, as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a construir tendas.

As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se constituía em uma nova igreja.


Pr George Faulkner

Na década de 70, já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital do estado, sendo depois espalhada nos outros municípios. As tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das décadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos Templos. Em 1997, já contávamos com 5.530 Igrejas e Obras Novas (que estão funcionando em 2.026 Templos, 1.778 Salões e 1726 Tabernáculos de madeira), além de 4.000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.

Ao todo são 2.887 ministros, 1.488 aspirantes e 10.648 obreiros credenciados (deste total de 15.023 membros do ministério, 5.951 são mulheres). Trabalham ainda 38.000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600.000 (Hum milhão e seissentos mil) membros.

Desde 1944 o sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular e ela está em todos os continentes. A Igreja Quadrangular brasileira já tem nove missionários em sete países.

Para preparar pessoas para esse ministério a igreja conta com 40 Institutos Teológicos Médios e 100 Institutos básicos (com 4.500 alunos e 1.200 professores), uma escola por correspondência e um curso intensivo para pastores CATEP. Os materiais utilizados para esses cursos, além de vários livros e publicações evangélicas de qualidade, são preparados pela Editora e Publicadora Quadrangular George Russell Faulkner, situada em São Paulo/SP.